Exames Laboratoriais: você sabe quais são?
Os exames laboratoriais englobam exames de rotina e check-ups, sendo muito solicitados pelos médicos para ações preventivas.
Estes tipos de exames têm como objetivo avaliar o estado geral da saúde do paciente e são fundamentais para o diagnóstico e o tratamento precoce de doenças.
Quais são os Exames Laboratoriais mais Solicitados pelos Médicos?
Para saber se o paciente está sofrendo com algo inesperado e identificar a raiz desse problema, os exames laboratoriais são a melhor maneira de prevenir o agravamento de condições desfavoráveis para o corpo e organismo, dando uma visão geral de seu estado de saúde.
Dentre os exames mais comuns estão:
Exame de Colesterol
Realizado a fim de apontar a taxa de colesterol em seu organismo, ou seja, o quanto a molécula de colesterol e de seus subtipos estão presentes em seu corpo. Existe o que os médicos chamam de “colesterol bom”, ou HDL, que tem o papel de proteger os vasos sanguíneos do excesso de gordura, portanto quanto mais “colesterol bom” melhor.
Já o LDL e VLDL representam o colesterol ruim, pois são os responsáveis pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Como consequência, o paciente fica susceptível a AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e infartos.
O exame laboratorial de colesterol também analisa a concentração de triglicérides no organismo, mais um tipo de gordura que pode afetar o funcionamento dos vasos e artérias, causando entupimento.
Hemograma
Esse, com certeza, você já teve que fazer em algum momento de sua vida. O hemograma é o mais solicitado pelos médicos, por ter a capacidade de identificar inúmeras ocorrências em nosso corpo.
O hemograma oferece informações sobre nossos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas, ajudando a identificar e prevenir a anemia, infecções, problemas de coagulação e circulação.
Exame Laboratorial de Glicose, Glicemia e Hemoglobina Glicosada
Devemos sempre estar atentos ao nível de glicose em nosso corpo. Ela é nossa fonte de energia, um carboidrato indispensável para a vida.
Pessoas que possuem diabetes devem redobrar sua atenção para esses níveis de glicose, por isso o exame de dosagem é de extrema importância e muito comum entre todos os demais. É importante lembrar que para este tipo de exame, o paciente deve estar em um jejum de, no mínimo, 8 horas, porém é permitido o consumo de água durante este período.
Ainda sobre a diabetes, devemos falar sobre o exame de glicemia que mede o nível de açúcar no sangue. Ele pode indicar fases distintas da doença, pré-diabetes, diabetes ou nível normal de glicemia.
Exame de Urina e Fezes
Os exames laboratoriais de urina e fezes têm como objetivo observar a presença de bactérias, inflamações, infecções e alterações renais, identificando o surgimento de parasitas e o histórico da saúde intestinal do paciente.
O exame de fezes também ajuda a diagnosticar a formação e presença de câncer e hemorragias no interior do trato digestivo.
As infecções urinárias são o principal foco de análise dos exames de urina, que também investigam a presença indesejada de substâncias na urina, como proteínas, glicose e outras.
Papanicolau
Um dos exames mais importantes para as mulheres, a partir dos 18 anos de idade. O Papanicolau contribui na prevenção do câncer de colo de útero, HPV, infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis. Ele deve ser realizado regularmente, pelo menos uma vez ao ano.
Esses são alguns dos exames laboratoriais mais comuns entre as solicitações médicas. Não esqueça de consultar um profissional qualificado e um laboratório bem estruturado na hora fazer aquele check-up!